The Black Keys - El Camino
faça login para votar!
Enviar esse texto
login para votar!
Enviar esse texto
  • Currently 5.00/5
Nota: 5.0 (1 voto)
login para votar!
ficha técnica
Nota: 4.8 / 5
Ano: 2011
Selo: Nonesuch Records
Estilos: rock
social bookmarks
The Black Keys - El Camino
Em seu sétimo álbum, dupla de Ohio continua sua jornada pelo rock dos anos 70
16.12.11 13:10
Quando penso em Black Keys, automaticamente me vem à cabeça um termo que os define com precisão: garage soul.

A música de Dan Auerbach e Patrick Carney me soa exatamente assim, algo como um mix entre essas duas forças da música setentista; a energia e os vocais apaixonados do soul e o rock cru e dançante (garage, glam, hard, etc), herdeiro direto do R&B, do blues e, claro, influenciado pela mesma soul music.

Com dez anos de carreira, os Keys terminam 2011 pondo na roda um dos discos mais esperados do ano. El Camino segue por essa rota que eles vêm traçando desde The Big Come Up (primeiro registro da banda lançado em 2000), mas por mais que alguns esperem o álbum não soa da mesma forma que este ou seus outros trabalhos.

Mais uma vez trabalhando com o amado/odiado produtor Danger Mouse, a dupla chega mais polida nas 11 faixas do disco, como se arestas fossem aparadas para deixar à mostra uma versão 'clean' dos Black Keys. Mas não espere nada como o Coldplay ou o U2. O negócio aqui permanece visceral, movido à guitarra e cerveja, não necessariamente nessa ordem.



"Lonely Boy", primeiro single extraído de El Camino, já deixa claro o andamento das coisas dali em diante. Rock para dançar, menos psicodélico, chapado; mais anfetaminado, frenético e sacolejante.

Essa pegada segue firme na garageira "Dead and Gone" e no blues distorcido (e com backing vocais gospel) "Gold On the Ceiling". Aí vem "Little Black Submarines", única faixa do álbum com mais de 4 minutos e quase um tributo ao Led Zeppelin - mais especificamente à "Stairway to Heaven" - de começo calmo com um violão dedilhado para depois explodir em riffs de hard rock, que aliás é outra forte presença em El Camino.

Flash Content
The Black Keys - Money Maker (mp3)

Há espalhados pelo disco gaitas, pandeiros (meia-lua), órgãos, palmas e outros bricabraques, tudo colaborando para o ar vintage que o permeia. Nenhuma de suas músicas é dispensável, e do início ao fim é um trabalho suingado ("Money Maker", "Run Right Back", "Sister", todas cheias do boogie setentista), onde eras passadas reverberam na construção de um trabalho fresco, que não cheira a oportunismo retrÃ' nem soa simplesmente como um revival.

Flash Content
The Black Keys - Sister (mp3)

Sem mais, El Camino é um ótimo álbum de rock e com ele o Black Keys se afirma como uma das grandes bandas da atualidade.
Trilha sonora garantida para festas insanas!

Fábio Bridges
Fábio Bridges
www.pequenosclassicosperdidos.wordpress.com
comentários
1 comentários
Wagner Westphal
Wagner Westphal(10.08.12)
0AprovadoQueima
empolgante!