Bem-vindo, visitante ( Entrar | Registrar )

4 Páginas V  1 2 3 > »   
Start new topic  Reply to this topicThank You
> Quanto de Teoria Musical é necessário para Música eletrônica?
ecsmix
post 25.01.10 - 10:28 PM
Post #1

Novato
*

Grupo: Usuarios
Membro nº: 13.151
Reputação:  ()

Qto de teoria musical vcs acham necessário para fazer boas harmonias,tracks com vocais.

de estilos de soulfull a la Meme à Gui Boratto?

O quanto vcs sabem, quais partes vcs acham mais necessário e que se mais usa?

Não vale responder quanto mais melhor?

Queria saber até que ponto já é suficiente, de estilo à estilo.

Tipo alguém aqui usam acordes de sétima, nona, tritone sub,substituições de Jazz,bII7,BVII7,modulação e etc...
User is offlineProfile CardPM
Go to the top of the page
+Quote Post
RRAURL.COM
post 25.01.10 - 10:28 PM
Post #2

Power User

Grupo: Admin
Membro nº: 2

1 usuário já disse Obrigado!

Guilherme Alf
+Quote Post
deck-o
post 26.01.10 - 12:22 PM
Post #3

Power User

De: SP
Membro nº: 982

http://www.berkleemusic.com/store/product?...fer%5fcode=2285

Entre outros, o resto é por sua conta! good.gif

--------------------
+Quote Post
maurocool
post 26.01.10 - 03:55 PM
Post #4

Power User

Membro nº: 3.457

ish cara, acho q isso é mto pessoal...

tenho um amigo que estudou anos de violao classico... reproduz milhaaaares de musicas, entende perfeitamente tudo que esta fazendo, composição de acordes, etc... mas não tem o menor feeling musical. sem ler uma partitura ou uma cifra, nao toca meia duzia de musicas.

e tem gente que nasce com musicalidade

--------------------
In Cohen I trust!!!
+Quote Post
ecsmix
post 26.01.10 - 04:30 PM
Post #5

Novato
*

@ maurocool ,sim isso existe mesmo, vai muito do ouvido, treinar o ouvido, mas teoria ajuda e muito!!!

@deck-o, esse livro se ensinar, ensina o básico de teoria, como formar acordes,escalas, então vc acha que só isso é necessário,para qual estilo?

Ambos, valeu pela participação, mas vcs não responderam a pergunta em si.

Caso vcs conheçam algum produtor que faça música há mais de 2 anos, o quanto ele estudou e aplica de teoria musical em sua música?

Por examplo vcs sabem ou já usaram isso(acordes de sétima, nona, tritone sub,substituições de Jazz,bII7,BVII7,modulação) em sua música, ou conhece alguém de eletrônica que usou/usa?

Este post foi editado por ecsmix: 26.01.10 - 04:32 PM
+Quote Post
deck-o
post 26.01.10 - 05:06 PM
Post #6

Power User

Bom, eu não sei onde vc quer chegar... pode ser mais específico?

Mas digamos q tem produtores musicais q tocam mau e tem ótimos músicos de background... ou apenas juntam samples e fazem uma faixa, etc...

Eu não me importo se produtor x ou y sabe o q é um FM7b13, mas se me interessar aprender a tocar, vou aprender...

--------------------
+Quote Post
ecsmix
post 26.01.10 - 05:36 PM
Post #7

Novato
*

"Bom, eu não sei onde vc quer chegar... pode ser mais específico?"

Leia o tópico principal, está tudo ali, simples interpretação de texto.

"Mas digamos q tem produtores musicais q tocam mau e tem ótimos músicos de background..."
Realmente não entendo como isso é possivel
Exemplo em música?

"ou apenas juntam samples e fazem uma faixa, etc..."
Sei que isso é como muitos começam, sampleando basslines inteiras e tal, mas se vc não souber o que os samples estão tocando, as notas ou a escala a seguir, com certeza vc não vai conseguir usar um sample de piano,violino,bass, não estou falando de one shot em um sampler e sim uma progressão inteira.
Depende de vários fatores, como foi tocado o sampler, o groove dele com o groove da musica que vc está fazendo, são muitas variáveis, assim sendo é mais fácil aprender teoria e fazer sua composição própria ou chamar um músico para lhe ajudar, o que acontece muito também.

"Eu não me importo se produtor x ou y sabe o q é um FM7b13, mas se me interessar aprender a tocar, vou aprender..."
Vc acha que um cara que não sabe nada de teoria vai saber usar um acorde desses numa progressão e soar bem??
Acordes de 13 são raramente usados em house music, talvez tocado como arpegio.
Como vc ou alguém irá se interessar a aprender algo assim, se de ouvido vc não irá saber o que está ouvindo, como alguém irá se interessar, principalmente escutando apenas música eletrônica.

Uma coisa é certa se algum deejay começar a se interessar em produção e estudar teoria musical, abrirá um leque de opções enorme para ele quando for compor, até em seu set como dj.
Como o tempo este se interessará por estilos musicais nunca antes ouvido pelo mesmo, como jazz e música clássica.

+Quote Post
deck-o
post 27.01.10 - 12:20 PM
Post #8

Power User

QUOTE(ecsmix @ 26.01.10 - 06:36 PM) *

"Bom, eu não sei onde vc quer chegar... pode ser mais específico?"

Leia o tópico principal, está tudo ali, simples interpretação de texto.

"Mas digamos q tem produtores musicais q tocam mau e tem ótimos músicos de background..."
Realmente não entendo como isso é possivel
Exemplo em música?

"ou apenas juntam samples e fazem uma faixa, etc..."
Sei que isso é como muitos começam, sampleando basslines inteiras e tal, mas se vc não souber o que os samples estão tocando, as notas ou a escala a seguir, com certeza vc não vai conseguir usar um sample de piano,violino,bass, não estou falando de one shot em um sampler e sim uma progressão inteira.
Depende de vários fatores, como foi tocado o sampler, o groove dele com o groove da musica que vc está fazendo, são muitas variáveis, assim sendo é mais fácil aprender teoria e fazer sua composição própria ou chamar um músico para lhe ajudar, o que acontece muito também.

"Eu não me importo se produtor x ou y sabe o q é um FM7b13, mas se me interessar aprender a tocar, vou aprender..."
Vc acha que um cara que não sabe nada de teoria vai saber usar um acorde desses numa progressão e soar bem??
Acordes de 13 são raramente usados em house music, talvez tocado como arpegio.
Como vc ou alguém irá se interessar a aprender algo assim, se de ouvido vc não irá saber o que está ouvindo, como alguém irá se interessar, principalmente escutando apenas música eletrônica.

Uma coisa é certa se algum deejay começar a se interessar em produção e estudar teoria musical, abrirá um leque de opções enorme para ele quando for compor, até em seu set como dj.
Como o tempo este se interessará por estilos musicais nunca antes ouvido pelo mesmo, como jazz e música clássica.

bom, eu não estou querendo me aprofundar na conversa pq isso é assunto pra horas... rsrs

se vc está tendo aula de piano/teclado/teoria, seu professor e amigos de escola são sua fonte de conhecimento, aproveite!

pra ter mais métodos tem essa loja mto boa na teodoro:
http://www.freenote.com.br/

E pra finalizar, converse pessoalmente com os produtores/músicos q vc gosta e veja a opinião deles...

--------------------
+Quote Post
ecsmix
post 27.01.10 - 01:52 PM
Post #9

Novato
*

"bom, eu não estou querendo me aprofundar na conversa pq isso é assunto pra horas... rsrs"

Por isso mesmo postei aqui, para trocarmos idéias, por horas, dias...o que importa é trocar conhecimentos, opiniões, para isso existe essa comunidade e forum, certo?

Talvez vc esteja achando que esteja perguntando isso, pq mal comecei teoria musical e produção musical e assim vc acha que não tenho conhecimento para discutir o assunto a sua altura.

Tente, dê sua opinião, comecei a produzir em 2000, e tenho estudado teoria musical ha quase 2 anos acho que dá para trocar uma idéia, não?

O que estou estudando agora são reharmonizações de jazz pelo método de Barry Harris.

Qual foi a última coisa que estudou e aplicou em suas produções?

Infelizmente não moro no Brasil, e não posso ir a essa loja.

+Quote Post
Guiba
post 27.01.10 - 05:17 PM
Post #10

Novato
*

Membro nº: 1.698

Respondendo a sua pergunta: Não precisa de nenhuma teoria musical pra fazer música eletrônica.

Simples assim!!!!

--------------------
Vitrola Esporte Club
housebreaksdiscoacidbeats

Spray Party
Eletronic Freestyle

+Quote Post
ecsmix
post 27.01.10 - 05:28 PM
Post #11

Novato
*

Ah é?!?!

Legal, vc produz?

Como vc faz uma linha de baixo ficar harmonicamente com uma progressão de acordes de piano???

Se sua música for 100% percussão e drums....hmmm ainda quase vai, pois soaria melhor se seus drums estivem na mesma nota musical também, inclusive para criar algo mais legal e interessante.

Como havia dito no começo do post de Meme à Gui Boratto, portanto vc acha que para fazer músicas do estilo desses produtores não precisa de teoria musical nenhuma?

Legal, interessante sua opinião.

p.s: Isso me lembra uma discussão que tive com Meme anos atrás sobre isso, pois pensava como vc, nao preciso saber música para fazer música eletrônica, isso foi o que rolou:

> > --- MEME <meme@djmeme.com.br> wrote:
> >
> >> On 8 Aug, 2006, at 2:20 PM, ecsmix wrote:
> >>
> >>> Entao deve ter muita musica q bomba e totalmente
> >> fora
> >>> de harmonia né?
> >>
> >> Hehehehe...nao Ecsmix...nao tem !
> >> Nao entra nessa nao.
> >> Ate entendo que voce nao se incomode, mas
> >> acredite...se voce tocar A
> >> MESMA coisa com o acorde certo, vai fazer um
> >> diferença
> >> INACREDITAVEL...mesmo para leigos.Palavra de
> >> escoteiro.Ja vi esse
> >> filme.
> >> Fora do tom ou harmonia original é uma
> >> coisa...acordes batendo entre si
> >> e outracompletamente diferente e GRAVE...e esse e
> o
> >> caso do que ouvi
> >> ali.
> >> Sua ideia e boa, mas o acorde esta errado. Poe
> ele
> >> certo e mantem a
> >> mesma ideia.
> >> Escrever isso tudo, é o melhor que posso fazer
> por
> >> vc.

Grande Meme, foi apartir desse momento que comecei a estudar teoria musical.
+Quote Post
Guiba
post 27.01.10 - 05:57 PM
Post #12

Novato
*

Membro nº: 1.698

QUOTE(ecsmix @ 27.01.10 - 06:28 PM) *

Ah é?!?!

Legal, vc produz?

Como vc faz uma linha de baixo ficar harmonicamente com uma progressão de acordes de piano???

Se sua música for 100% percussão e drums....hmmm ainda quase vai, pois soaria melhor se seus drums estivem na mesma nota musical também, inclusive para criar algo mais legal e interessante.

Como havia dito no começo do post de Meme à Gui Boratto, portanto vc acha que para fazer músicas do estilo desses produtores não precisa de teoria musical nenhuma?

Legal, interessante sua opinião.

p.s: Isso me lembra uma discussão que tive com Meme anos atrás sobre isso, pois pensava como vc, nao preciso saber música para fazer música eletrônica, isso foi o que rolou:

> > --- MEME <meme@djmeme.com.br> wrote:
> >
> >> On 8 Aug, 2006, at 2:20 PM, ecsmix wrote:
> >>
> >>> Entao deve ter muita musica q bomba e totalmente
> >> fora
> >>> de harmonia né?
> >>
> >> Hehehehe...nao Ecsmix...nao tem !
> >> Nao entra nessa nao.
> >> Ate entendo que voce nao se incomode, mas
> >> acredite...se voce tocar A
> >> MESMA coisa com o acorde certo, vai fazer um
> >> diferença
> >> INACREDITAVEL...mesmo para leigos.Palavra de
> >> escoteiro.Ja vi esse
> >> filme.
> >> Fora do tom ou harmonia original é uma
> >> coisa...acordes batendo entre si
> >> e outracompletamente diferente e GRAVE...e esse e
> o
> >> caso do que ouvi
> >> ali.
> >> Sua ideia e boa, mas o acorde esta errado. Poe
> ele
> >> certo e mantem a
> >> mesma ideia.
> >> Escrever isso tudo, é o melhor que posso fazer
> por
> >> vc.

Grande Meme, foi apartir desse momento que comecei a estudar teoria musical.

Se eu produzo? Sim, minha profissão é Produtor de TV.

Na boa precisar de teoria musical nao precisa mesmo. Existem vários estilos de produtores de musica eletronica, Tem o que é formado em música e sabe tudo de teoria musical e tem os que nao sabem e fazem música do mesmo jeito. Tem produtor que chama músico pra tocar determinados isntrumentos. Tem produtor que faz tudo sozinho, outros fazem colagens e ediçoes de partes de outras musicas .....etc etc etc

Lógico que se o cara saber sobre teoria musical facilita.

Agora dizer que precisa saber a Teoria pra fazer musica é balela.

Esse tópico me lembra as discussões que eu tinha com o Maestro Julio Medaglia na U.L.M. sobre o tal do rock.

Tem musico bom pra caralho que nao sabe ler uma partitura, nunca estudou, mas se vc der um instrumento pra ele pode tocar mais do que nego que estuda.

OBS: não sou contra o estudo da teoria musical, acho que quem quer melhorar e se interessa pelo assunto, deve ir em frente e estudar mesmo. Agora dizer que so quem manja de teoria musical é que faz musica boa acho muito estranho.

--------------------
Vitrola Esporte Club
housebreaksdiscoacidbeats

Spray Party
Eletronic Freestyle

+Quote Post
deck-o
post 27.01.10 - 06:58 PM
Post #13

Power User

QUOTE(ecsmix @ 27.01.10 - 02:52 PM) *

"bom, eu não estou querendo me aprofundar na conversa pq isso é assunto pra horas... rsrs"

Por isso mesmo postei aqui, para trocarmos idéias, por horas, dias...o que importa é trocar conhecimentos, opiniões, para isso existe essa comunidade e forum, certo?

Talvez vc esteja achando que esteja perguntando isso, pq mal comecei teoria musical e produção musical e assim vc acha que não tenho conhecimento para discutir o assunto a sua altura.

Tente, dê sua opinião, comecei a produzir em 2000, e tenho estudado teoria musical ha quase 2 anos acho que dá para trocar uma idéia, não?

O que estou estudando agora são reharmonizações de jazz pelo método de Barry Harris.

Qual foi a última coisa que estudou e aplicou em suas produções?

Infelizmente não moro no Brasil, e não posso ir a essa loja.

Olá, em nenhum momento disse q vc é pior ou melhor q qqr um do forum ou q não entende de tecnicas... evite agressividade, estamos aqui para aprender ok.png

Se vc quer se aprofundar, estude por conta própria ou professor... e se estudou, componha, componha e componha... e divulgue seu trabalho para djs e produtores do seu estilo... as vezes vc está tão preocupado em entender o q está acontecendo q não deixa um acorde sair errado e dar o molho q faltava na sua produção.

é o q eu tenho a adicionar...

--------------------
+Quote Post
ecsmix
post 27.01.10 - 07:11 PM
Post #14

Novato
*

Realmente gostaria de saber esses seus amigos produtores de MUSICA eletronica, que nao sabem nada de Teoria musical e fazem hits, ou musicas muito boas que outros deejays tocam, realmente gostaria de ouvir.
Ate para usar samples de outras musicas, ajuda saber o tom de cada musica sampleada, o que a linha de baixo esta tocando, a progressao do piano, para saber o que vc esta tocando.

Caso vc nao saiba ate MIXAGEM DE DEEJAYS em boate,mixagem de uma musica na outra, ajuda e Muito saber teoria musical, tanto que ja fizeram um sistema baseado em teoria musical para dj's leigos no assunto conseguirem fazer mixagem harmonicas.
Isso era um segredo anos atras, e separava grandes deejays dos demais,principalmente no quesito mixagem, pois ninguem sabia como um dj grande conseguia fazer um set que sempre cresce em energia e etc...

Sim existem musicos que sabem tocar muito bem de ouvido, sim existe, produtor que nao sabe tocar nada ou e um mero deejay, nao.
Musico(que sabe musica de ouvido) e tambem e' produtor, e' diferente pois ele sabe teoria, so que ele nao sabe como chama as coisas, ou nao sabe explicar o porque das coisas e porque um improviso dele funciona, soa bem.

Eu sei bastante de teoria musical mas nao sei ler partitura, isso nao tem nada a ver.A maioria dos produtores de musica eletronica sao assim.

Tem maneiras de aprender musica e sua teoria sem aprender a ler partitura, porem varios livros avancados(de jazz ou classica) se baseiam nisso, assim sendo vale a pena aprender para se aprimorar.

Faz o seguinte abre um sequenciador, se vc e produtor de televisao, vc deve saber mexer, abre um canal midi sae apertanto um monte notas usando instrumentos diferentes e ve se sai algo legal.
Tenta de repente vc faz um hit.

Este post foi editado por ecsmix: 27.01.10 - 07:29 PM
+Quote Post
ecsmix
post 27.01.10 - 07:41 PM
Post #15

Novato
*

Olá, em nenhum momento disse q vc é pior ou melhor q qqr um do forum ou q não entende de tecnicas... evite agressividade, estamos aqui para aprender ok.png

Se vc quer se aprofundar, estude por conta própria ou professor... e se estudou, componha, componha e componha... e divulgue seu trabalho para djs e produtores do seu estilo... as vezes vc está tão preocupado em entender o q está acontecendo q não deixa um acorde sair errado e dar o molho q faltava na sua produção.

é o q eu tenho a adicionar...

Agressividade?! Discordo plenamente so estou trocando ideias mas parece que vc nao entendeu o que da questao.
O espirito desse post nao e para me ajudar em teoria musical ou me ajudar a compor, nao e sobre eu.

E sim trocar ideas com outros produtores que tem dificuldades em teoria musical, quais partes sao fundamentais aprender para se fazer algo legal?
Quais musicas vc acham que sao ricas harmonicamente? O que seria legal para compor algo assim?

Quais ponto da teoria sao fundamentais para qualquer produtor, tipo o que se da em teoria nos cursos do Brasil, como vcs fazem para aprender o resto que necessita, trocas de ideais e experiencias.

Gostaria de saber desse forum o que o pessoal pensa,usa no dia a dia de teoria, o que precisa melhorar, aonde tem cursos disso numa maneira pratica, o que e necessario aprender e coisas do genero.

Este post foi editado por ecsmix: 27.01.10 - 07:42 PM
+Quote Post
.modj niki nixon
post 27.01.10 - 10:48 PM
Post #16

Power User

De: Zorch
Membro nº: 523

Harmonia em m.e.? ok, mas acho que você devia desencanar e ir tocar jazz, porque acho que não entendeu o básico - a estrutura do som eletrônico de pista se baseia em outros principios. Pense em loops e modulações de timbre variando e não indo pra lugar nenhum que a harmonia tradicional pudessed determinar... é outro tipo de som. Obviamente você vai encontrar estilos que se aproximam mais do que você procura - funky house, jazzy drum & bass, epic trance, hardstyle, até speedcore sinfônico.
mas quer saber? o piano roll de qualquer fruity loops tem todos acordes base e qualquer arranjo como preset.( configurável se você não quiser deixar o programa fazer a música por você). aprofundando na harmonia tradicional você vai se aproximar da musica tradicional. de repente é o que vai te inetressar a partir de um certo nivel de estudo.

--------------------
SLOOPE DIE SPEAKERS
+Quote Post
ecsmix
post 28.01.10 - 01:24 AM
Post #17

Novato
*

modj niki nixon, qual tipo de som que vc faz???

Vc realmente nao sabe o que é harmonia, no meu ponto de vista, várias estilos de música eletrônica tem harmonia, talvez vc não saiba o conceito e não saiba avaliar a harmonia na música, estude e verá, compreenderá.

Sound design/synthesis é outro topico, nao tem nada a ver com o que estamos discutindo aqui, porém totalmente discordo com isso que vc escreveu.

" Pense em loops e modulações de timbre variando e não indo pra lugar nenhum que a harmonia tradicional pudessed determinar"...hmmm gostaria de um exemplo disso que tenha dado pista ou um hit.

...timbres variando, filtros abrindo e fechando,automatizações, distorção,eq,filtro, modulação da onda de osciladores tudo isso muda o timbre, adicioando noize ao timbre, eu sei synthesis tambem nao estou discutindo isso aqui.

Coloque saw+saw+sine wave, module LP filtro com decay do envelope, coloque bem baixo, nao abra muito o filtro, depois brinque abrindo.
Depois coloque numa synth com 3 osciladores, como Absynth,Fm8,Sylenth,Massive ou Virus Ti, coloque um no zero, outro -12 e outro +7 semitons, veja o som que faz. Sabia que isso tem tudo a ver com teoria musical? vc sabe que intervalo é esse?
Até nisso se usa teoria musical. Porém se for colocando quaisquer notas no midi, quando vc for adicionar outros instrumentos, synth(pad,strings), se vc não souber o que vc está fazendo com certeza irá CLASH...embolar.

Quanto a eu tocar jazz???hahha seria um sonho....estou longe disso, não toco nenhum instrumento, componho com o piano roll.
Não sou músico, faço música eletrônica.
O Parte midi do fruityloops é muito boa, mas vc sabe como fazer uma progressão harmônica, comece com o acorde Dbmaj13, quais acordes dariam uma sonoridade legal após ele?
Se fosse fácil assim....todos seriam grandes músicos, não?

Se vc acha que produtores grandes não sabem teoria músical.....think again, principalmente em estilos musicais onde tem muita coisa acontecendo, pads,synths,basslines,vocal.

Como fazer um vocal track sem saber harmonizar o vocal?
Qualquer música com vocal não é música eletrônica??

Este post foi editado por ecsmix: 28.01.10 - 01:29 AM
+Quote Post
maurocool
post 28.01.10 - 01:29 AM
Post #18

Power User

Membro nº: 3.457

revolucione... toque jazz sem instrumentos...

--------------------
In Cohen I trust!!!
+Quote Post
ecsmix
post 28.01.10 - 12:43 PM
Post #19

Novato
*

Vc consegue essa proeza?
+Quote Post
kidee
post 28.01.10 - 01:25 PM
Post #20

Membro Senior

Membro nº: 363

desculpa, mas que cara chato.

--------------------
http://soundcloud.com/galaxiansoundz
+Quote Post

4 Páginas V  1 2 3 > » 
Start new topic  Reply to this topicThank You
1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico (1 visitantes e 0 usuários anônimos)
0 membros:

Modos de Exibição: Padrão · Mudar para: Linear+ · Mudar para: Outline

- Versão Simples Horário: 28.07.14 - 01:24 PM