Bem-vindo, visitante ( Entrar | Registrar )

Começar Novo Topico  Obrigado
> ENTREVISTA DJ CLODAGH (IRLANDA), techno+carl cox+squat parties+vinil+cena
Avaliação  5
frank.sta
post 04.04.06 - 09:22 AM
Post #1

Power User

Grupo: Usuarios
De: Paulicéia
Membro nº: 5.533
Reputação:  ()

Entrevista exclusiva ao forum do Rraurl!
por Frank Honma

Conheci Clodagh num after-hours de domingo em Londres há uns 6 anos atrás. Começamos a tocar na mesma época quando promovíamos a Spiritualised. De lá pra cá, ela se tornou DJ Clodagh da Irlanda, dona de uma curta mas impressionante carreira. Ela nos deu a seguinte entrevista via email, pouco antes de embarcar para o Brasil, onde toca para a Evoxx nesta 6a.

1-Sua carreira começou há pouco mais de 5 anos e você já tocou ao lado de DJs como Sasha, Tiesto e seu ídolo Carl Cox. Como você acha que foi possível atingir esse nível em tão pouco tempo?

Na verdade tudo isso foi um sonho que se tornou realidade, mas eu sempre lutei muito para conquistar esse espaço. Fiz muitos sacrifícios e também tive bastante sorte. O que me fez destacar entre os demais DJs, acho, é minha energia. Eu realmente amo, amo, amo música! Eu amo dançar e me divertir. Essa combinação me faz sentir tão bem que quando toco e faço outras pessoas dançarem, isso me dá mais energia ainda. Meu sonho é ser a melhor DJ possível, então trabalho duro praticando, promovendo meu site www.djclodagh.com. Estou constantemente procurando novas músicas, sons e me cobrando para estar sempre melhorando. Eu como, durmo e sonho pensando nisso. Se você quiser algo, você pode alcançá-lo. Tenho muita coisa a aprender ainda, mas estou pronta.

2.Carl Cox convidou-a pessoalmente para abrir sua turnê francesa ano passado. Como isso aconteceu? Como foi sua relação durante a turnê?

Essa tour foi simplesmente fantástica!!! Carl Cox foi sempre um ídolo para mim. Em 2003, participei do documentário “The Joy of Decks” (programa de 6 capítulos veiculado pela ITV UK). Mr C (ex The Shamen, dono do club The End de Londres) era um dos jurados e disse que eu tinha “Um potencial para ser um Carl Cox”. Então, enviei um e-mail para Carl dizendo que gostaria muito de tocar com ele. Ele respondeu que adoraria ouvir um set meu. Fui vê-lo tocar na Pacha (de Londres) e lhe entreguei uma demo de house, outra de techno. Dois meses depois, fui convidada para participar da sua turnê francesa como DJ de warm-up oficial. Eu quase desmaiei quando recebi o convite. Foram seis datas ao todo, a primeira foi em Dublin na Irlanda, meu país, que foi realmente especial. O resto foi na França. Paris e Estrasburgo para 4 mil pessoas. Em Toulouse, onde fui espremida entre Sasha e Carl no line up. A tour acabou no Festival de filmes de Cannes.
Eu estava tremendo de nervosa antes conhecer Carl, mas ele foi tão legal, me acalmou e disse para nunca me sentir pressionada por outros DJs e tocar sempre para o público. Esses sim, são a prioridade. Carl é um cara 10, sempre sorridente. Nos divertimos bastante durante a tour. Carl tem essa incrível paixão por música e ser DJ. Ele é uma enorme inspiração para mim. Nós ainda mantemos contato e espero tocar com ele de novo algum dia.

3.Você sempre participou de competições de DJs e venceu muitas delas, mas sem dúvida o The Joy of Decks foi o mais importante apesar de não tê-lo ganho. Que lições você tirou dessa experiência? (Em “ The Joy of Decks”, Clodagh chegou à final com mais 3 concorrentes, dentre 300. Sister Bliss escolheu-a como pupila. Durante o programa o mentor ensinaria tudo que sabia para o pupilo se tornar um DJ profissional. A final foi no club Nation em Liverpool.)

Eu aprendi muito no The Joy of Decks. Deu-me uma confiança enorme, fazendo acreditar mais em mim e levar mais a sério o lado DJ. Antes do programa eu era bem inexperiente. Tocava havia dois anos apenas no meu quarto e em pequenas festas em Londres. Alguns dos concorrentes tinham mais de 10 anos de experiência e os jurados eram DJs como Roni Size, Mr.C, Tom MIddleton e Sister Bliss (Faithless). O programa era assistido por milhares de pessoas no Reino Unido. Era uma pressão total, mas na época não senti tanto. Pensando bem agora, não acredito que participei do programa. Foi a primeira vez que tive contato com DJs profissionais e vi que eles são humanos como eu e você, que dedicaram suas vidas à música e trabalharam duro para chegar onde estão hoje. Fez meu sonho se tornar mais real e alcançável. Claro que o fato de Carl Cox ter me visto no programa foi a melhor coisa que ocorreu pra mim

4.Você tocou em eventos mainstream para mais de 4 mil pessoas na França e também toca no circuito underground de techno em Londres, inclusive nas squat parties (festas ilegais realizadas em imóveis abandonados). Qual a sensação de tocar para públicos e lugares tão diferentes?

Ter 4 mil pessoas gritando e assobiando quando você toca é uma sensação fantástica, mas já curti bastante tocando para apenas 20 pessoas num pequeno club underground em Londres. È uma grande experiência tocar em clubs, países e públicos diferentes. No ano passado, num fim de semana eu toquei numa squat em Londres e no outro estava no VIP Rooms no Festival de Filmes de Cannes no sul da França. Insano né? Eu não me importo contando que haja um bom sound system e pessoas animadas.

5.Você tem sido bookada para se apresentar em diversos países recentemente. Onde você tem tocado e qual a reação das pessoas?

Este ano já toquei na Tunísia, Argélia, Polônia, Bulgária, França, Irlanda e claro UK. A galera em geral é ótima. Imagine que sou a primeira DJ (mulher) a tocar na Argélia. Você pode ler mais sobre minhas gigs no meu site. Eu adorei tocar em todos esses lugares, mas destaco a Bulgária. A energia daquelas pessoas dançando. Foi incrível, muito difícil de descrever. Mas eu tenho a impressão que o Brasil será algo bem similar!

6.No início você tocava hard uplifting trance e hoje você toca de funky a electronic house, mas principalmente techno nos mais diversos estilos. Há algum estilo você goste mais que outro?

Eu amo boa música, ponto final! Contando que as pessoas estejam se divertindo e dançando isso é o que importa. Na Polônia e Londres sei que gostam de um techno mais pesado. Na Bulgária eu toco mais funky techno. Na França eles gostam mais de electronic house. Na Argélia e Tunísia o som é funky e vocal house. O que posso dizer é que me sinto feliz tocando estilos diversos, senão acho que já estaria entediada há muito tempo.

7.Algumas pessoas dizem que DJs que tocam estilos diferentes não tem personalidade. Qual sua opinião sobre isso?

O que??? Eu acho que DJs que tocam estilos diferentes tem muita personalidade, mostrando que tem uma mente aberta e gostam de música em geral. Eu sinto muito pelos puristas porque há hoje tanta música interessante por aí. Por que se limitar a um só tipo de música ou som? Isso pode se tornar maçante. Quando você toca estilos diferentes você mantém os sets mais dinâmicos e a pista excitada por não saber o que vem em seguida. Eu aconselho DJ a tocar estilos diferentes. Se eu tocasse apenas techno eu certamente não seria tão requisitada para tocar como sou hoje.

8.Que qualidades você considera importante para ser um bom DJ?

Uma boa atitude, energia, muita paixão por música e o desejo de partilhar isso com outras pessoas. A parte técnica ajuda, mas as músicas são mais importantes. Sempre toque seus melhores sons, faça valer-se de todos eles. Tenha em mente de tocar bem em qualquer ocasião. Toque para as pessoas. Dê a eles a melhor noite de suas vidas. O melhor elogio que ouvi, foi quando me disseram que eu toco com o coração. Fiquei muito feliz ao ouvir isso.

9.Quais são DJs e produtores favoritos?

Ah, são tantos. DAVE the Drummer, Chris Liberator, Valentino Kanzyani, Mr.C, DJ Marky, James Zabiela, Jeff Amadeus e claro Carl Cox. Cada um deles me inspira de formas diferentes. Em termos de produção eu respeito muito qualquer um deles: End-Jy, Stephane Signore, Marco Bailey, Deetron, Smith & Selway, DAVE the Drummer, Chris Liberator, Cave, Phil Kiernan são todos excelentes produtores.

10.Qual foi seu pior pesadelo quando estava tocando?

Meu pior pesadelo é quando o retorno é inaudível!!! É horrível quando você não consegue ouvir o que está tocando. É muito frustrante. Eu não toco bem quando não ouço.

11.A Spiritualised (núcleo de festas fundada por Clodagh) manteve-se ativo por mais de 3 anos, o que não é fácil no concorrido mercado de Londres com dezenas de festas todas as semanas. Quais foram as principais qualidades da Spiritualised para durar tanto tempo? Como a Spiritualised foi importante na sua carreira?

Não fazemos mais festas como antes, mas a Spiritualised ainda está viva devido a amigos próximos que amam uma boa dance music. Nos destacamos, pois as pessoas notam o quanto nos desdobramos para organizar uma festa e torná-la especial. Basicamente a promoção é feita na base do boca-a-boca. Os amigos trazem os amigos, o que torna as festas com uma atmosfera tão boa. Acho muito interessante os DJ se envolverem na produção de festas. Dá muito trabalho e pode ser bem estressante, mas é um aprendizado valioso. Você se dá conta de quanto dinheiro e esforço estão envolvidos, o que faz você ter respeito por outros promotores quando você toca para eles. Você aprende todos os aspectos de promoção e produção: som, luz, decoração, segurança e o melhor de tudo: você tem assegurado uma residência em seu próprio club, que é sempre a melhor experiência de todas.

12.Dave Clark tocou recentemente no Brasil e na ocasião tocou apenas CDs. Afirmou que os CDJs de hoje não devem nada às pick ups e ainda é possível carregar mais tracks em CDs do que nos pesados cases de vinil. O que você pensa a respeito? Você tem alguma preferência?

Dave Clark é um fantástico DJ, assim como Carl Cox. Ambos, como muitos DJs hoje, tocam apenas CDs e sempre arrasam em qualquer lugar do mundo. Chris Liberator, DAVE the Drummer, DJ Rush e Sven Vath são fantásticos DJs e todos eles tocam apenas vinil e detonam nas pistas do mundo inteiro. Richie Hawtin e Sasha usam lap-tops, os dois são excepcionais DJs e também arrasam em todos os lugares. O fato é que todos tem suas preferências. Não importa muito a mídia, o que importa é a música. Eu toco vinil e CD, mas priefiro vinil por sentir-me mais a vontade. Acho que CDs e mp3 são o futuro. Em viagens são mais práticos e leves, o que evita o extravio de cases de disco pelas companhias aéras. Eu amo vinil, mas o CD é o futuro, queira ou não.

13.É sua primeira vez no Brasil, o que você sabe sobre a cena brasileira? DJs, produtores, clubes, produtores, público, festivais, etc.

Mal posso esperar para tocar no Brasil. Tenho muitos amigos brasileiros em Londres. É muito fácil achar um brasileiro nas festas por causa de sua energia. Dançando como loucos... é um povo bem festeiro. Mal posso imaginar como seria uma festa cheia de brasileiros. Vai ser demais!!

Anderson Noise e Renato Cohen são grandes DJs e produtores. DJ Marky é um dos meus favoritos. Eu o vi tocando num festival aqui na Inglaterra alguns anos atrás e ele simplesmente me deixou boquiaberta. Conheço também o bom trabalho do selo SP Groove e as produções de Alex S. Quanto aos clubes, ouvi muito bem da Lov.e, D-Edge e Warung, os quais espero poder conhecer. Sobre festivais, sei que o Skol Beats é um dos maiores festivais do mundo Espero poder ir um dia. Minha amiga Lucinda acabou de retornar e disse que vou amar o Brasil.

14,Sua primeira gig no Brasil será na Evoxx, onde você tocará um set um pouco diferente do que vem tocando recentemente, uma mistura de hard trance, techno e acid. Como você descreve sua música como um todo?

100% pure energy! powerful & strong, pumping high energy dance music é a melhor maneira de descrever meu som. Uma música que faz as pessoas dançarem como loucas com braços para o alto e lógico curtindo muito. Agradeço muito ao Frank, Fabio da Evoxx por me convidarem. Vai ser uma noite fantástica.

15.Como você se vê em alguns anos?

Ser a melhor DJ possível e tocar em festas pelo mundo todo. Espero estar produzindo tracks e estar com meu próprio selo e também montar um Live PA.
Preparem-se, pois aí vou eu! Vejo os em breve no Brasil. Mal posso esperar!

www.evoxx.com.br

The Techno Trance Edition
07-04-06
23hs
Cyberdog
Rua Augusta 2488

Line-up
Franky Honma (residente Evoxx)
Fabio Stein (energybr.net)
Clodagh McCann (www.djclodagh.com)
Fabio Red (residente Evoxx)

Este post foi editado por dropthaBASS: 04.04.06 - 09:23 AM

--------------------
NOBODY DESERVES IT

Imagem do IPB

mytube
User is offlineProfile CardPM
Go to the top of the page
+Responder Diretamente a este postResponder Topico
RRAURL.COM
post 04.04.06 - 09:22 AM
Post #2

Power User

Grupo: Admin
Membro nº: 2

1 usuário já disse Obrigado!

Fabio Stein
frank.sta
post 11.04.06 - 12:31 PM
Post #3

Power User

De: Paulicéia
Membro nº: 5.533

Sasha, Clodagh e Carl Cox no Inox Electronique Fest 2005 - Toulouse - França

Miniatura(s) anexada(s)
Imagem anexada

--------------------
NOBODY DESERVES IT

Imagem do IPB

mytube
Black D.
post 11.04.06 - 02:35 PM
Post #4

Power User

De: Curitiba - PR
Membro nº: 2.721

ótima entrevista, valeu!

vi ela tocando esse final em jaragua do sul (e essa semana vai ser em curitiba), amulher é foda pra caralho! pegou a pista depois do drummer e manteve o nivel la em cima! quebrou tudo mesmo!
alem de ser hiper gente fina!

aproveito tb pra dizer que ela vai tar participando do TechnoTV nessa quarta feira as 21h

pra quem nao conhece o TechnoTV é um programa de techno dentro do Groove Channel, uma web TV de musica eletronica aqui de curita...
entao taí uma otima oportunidade pra ver o som dela...
www.groovechannel.com
Quarta - 12/04 - 21h

Este post foi editado por Black D.: 11.04.06 - 02:37 PM

--------------------
Fabio Stein
post 11.04.06 - 07:03 PM
Post #5

Power User

Membro nº: 1.641

Eu me apaixonei por essa mulher na hora q ela tocou... FODA DEMAIS!!!
Caos total na pista!

Começar Novo Topico  Obrigado
1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico (1 visitantes e 0 usuários anônimos)
0 membros:

Modos de Exibição: Padrão · Mudar para: Linear+ · Mudar para: Outline

- Versão Simples Horário: 09.09.10 - 04:14 AM