Festival Baixo Centro começa nessa sexta-feira
faça login para votar!
Enviar esse texto
login para votar!
Enviar esse texto
social bookmarks
Festival Baixo Centro começa nessa sexta-feira
Evento acontece do dia 23 de março até o dia 1 de abril.
22.03.12 14:20
Acontece em São Paulo a partir dessa sexta-feira (23) o festival Baixo Centro. O evento contará com diversas atividades multidisciplinares que visam levar cultura e entretenimento para uma região da cidade um tanto quanto carente desse tipo de iniciativa. O festival, organizado pela Casa de Cultura Digital (CCD), ocupará bairros como Santa Cecília, Campos Elíseos, Barra Funda e República, na região que se convencionou chamar de Baixo Centro.

A Casa de Cultura Digital, cuja sede se localiza numa pitoresca vila de imigrantes italianos bem no coração do Baixo Centro, organiza o festival a partir do seu núcleo cultural. Para quem não sabe, o CCD funciona como um fomentador de ideias voltadas ao universo pós-digital, com a participação ativa de mais de 50 pessoas que colaboram em projetos, propõem discussões e organizam eventos como este.

O festival Baixo Centro nasce envolvido nesta aura web 2.0. Todo o evento foi desenhado para ser descentralizado, auto-gerido e independente. Os projetos foram inscritos e selecionados de forma colaborativa. Serão mais de 100 atividades, distribuidas até o dia 1 de abril. As atividades vão desde cinema a céu aberto, um pique-nique open source (onde os participantes estão convidados a compartilhar não somente alimentos e bebidas, mas a levar também seus pendrives e hard-disks pra compartilhar outras coisas), campeonatos de futebol auto-geridos, Yoga ao ar livre e assim vai. Para fechar, toda e qualquer obra gerada durante o festival será licensiada sob o regime de copyleft.

O festival Baixo Centro também buscou uma forma independente de se custear. Olha o Crowdfunding aí de novo! Através do site catarse.me, a organização do festival coseguiu arrecadar mais de 17 mil reais. Além disso, o Baixo Centro realizou leilões colaborativos que ajudaram a pagar a conta total. Isso tudo aponta em um caminho interessante onde os eventos culturais não dependem mais da boa vontade da máquina pública para acontecerem. Em um panorama cultural onde o governo não oferece as alternativas adequadas (leia-se total abandono da cultura pela atual gestão da cidade), a sociedade enfim arregaça as mangas e começa a viabilizar suas próprias manifestações.

Quem é de música e dança, poderá aproveitar atividades como oficinas de maracatu, shows e também, olha só, uma Voodoohop no Minhocão. A festa, que tem sua trajetória intimamente ligada ao centro da capital paulista, acontece no domingo (25) a partir das 15h. Os entusiastas saem em procissão festiva, percorrendo o trajeto do monolítico elevado Costa e Silva ao som de ritmos brasileiros e eletrônicos.

Da Rua Barra Funda até a Duque de Caxias, um montão de atividades das mais diferentes compõe o festival Baixo Centro.
Da Rua Barra Funda até a Duque de Caxias, um montão de atividades das mais diferentes compõe o festival Baixo Centro.



Quem quiser conferir a programação completa do festival Baixo Centro, pode acessar esse site bem bonitinho que dispõe todas as atividades por cima do mapa da região. É só ocupar e se divertir.

Equipe rraurl.com
Equipe rraurl.com
comentários
1 comentários
Rodrigo Tutini
Rodrigo Tutini(27.03.12)
1AprovadoQueima
"leia-se total abandono da cultura pela atual gestão da cidade"

então, paulistanos, parem d eleger tucanos e afins...