Confira a nossa lista com 10 dos principais lançamentos previstos para 2012
faça login para votar!
Enviar esse texto
login para votar!
Enviar esse texto
social bookmarks
Confira a nossa lista com 10 dos principais lançamentos previstos para 2012
Squarepusher, Hot Chip, Santigold, M.I.A, Orbital e Laurent Garnier são alguns dos destaques
22.03.12 01:00
Santigold

2012 mal começou, mas já promete muitos lançamentos incríveis para os próximos meses. Compilamos alguns dos nossos álbuns favoritos para a corrida de melhores discos do ano - com a presença de Santigold, M.I.A, Hot Chip, Lone, Laurent Garnier e Squarepusher.

Santigold

Depois do sucesso de seu primeiro álbum, lançado em 2008, Santigold (antes Santogold) retorna em 2012 com seu segundo trabalho de estúdio, Master of My Make-Believe, que chega às lojas no dia 1 de maio pela Atlantic Records. Para dar um gostinho do trabalho, ela soltou o single "Disparate Youth", que começa bem com teclados new-wave e guitarras fortes e dá uma boa esperança para os fãs da cantora.

Em entrevista à Pitchfork, Santigold afirmou que está desapontada com o estado atual da música - e que pretende mudar isso com a chegada de seu novo álbum. "Está muito difícil encontrar arte de verdade. A fanfarra, o barulho e o exagero tomaram o lugar do conteúdo. Ninguém precisa fazer música boa hoje para fazer muito sucesso. Eu assisti esses tempos uma premiação musical na TV e comecei a chorar. Eu me sinto muito triste em viver em um mundo no qual as pessoas querem ouvir música ruim. Sinto muito, mas o LMFAO tocando no Super Bowl? Desde quando eles são uma banda de verdade?", reclamou ela.

Master of My Make-Believe vai contar com as participações especiais de Greg Kurstin, Switch, do duo Major Lazer, Dave Sitek, do TV on The Radio, e Nick Zinner, do Yeah Yeah Yeahs.



M.I.A

Após lançar três trabalhos oficiais, M.I.A retorna com um novo álbum, ainda sem título. Como sempre, a cantora adiantou pouca coisa do processo criativo do disco, mas ao menos soltou uma boa prévia do que será o álbum: o primeiro single do trabalho, "Bad Girls", aposta em uma base sintetizada com temas orientais e um groove forte o suficiente para lembrar os melhores momentos de sua produção. A música ganhou um clipe dirigido por Romain Gavras, que assinou o vídeo de "Born Free" - na época, o clipe foi banido do Youtube por suas cenas de violência explícita.



Hot Chip

No dia 12 de junho o Hot Chip lança In Our Heads, seu primeiro álbum pela Domino Records. Sobre o trabalho, Joe Goddard afirmou que a banda pretende continuar trabalhando sua sonoridade habitual. "De fato, soa basicamente como o Hot Chip que vocês conhecem. O álbum foi mixado em uma mesa construída por Conny Plank (produtor do Kraftwerk), e o resultado final, para nós, é incrível. É uma continuação de nossa sonoridade de sempre a partir da visão de diferentes tipos de dance music", explicou, em entrevista ao semanário NME.

Por enquanto, a banda só soltou uma prévia do disco, "Flutes", que também ganhou um clipe:



Lone

O inglês Matt Cutler, mais conhecido como Lone, começou sua carreira experimentando com sonoridades do techno, do hip hop e do hardcore. Depois de alguns lançamentos mais voltados para uma estética sonhadora e etérea, o produtor lança no dia 7 de maio Galaxy Gardens, um álbum totalmente voltado para a pista, com muitas texturas e uma vibe anos 90.





Laurent Garnier

Muita coisa pode mudar em alguns anos - e o prolífico Laurent Garnier é prova viva desse processo. Depois de afirmar, em uma entrevista para a Resident Advisor em 2009, que a gravadora Ed Banger reunia tudo que ele desprezava no cenário da música eletrÃ'nica ("eles são o exemplo perfeito de como a coisa funciona quando toda a preocupação é voltada para o marketing - mesmo que não exista música nenhuma no meio disso"), Garnier lança ainda em 2012 um EP pela mesma Ed Banger. Por enquanto, a data de lançamento de Timeless ainda não foi definida.



Soul Clap

O duo de Boston lança em abril seu primeiro álbum, EFunk. Inspirado pelas sonoridades do pop, do soul e do R&B, além da forte influência da house music, o duo pretende em seu primeiro lançamento oficial deixar um pouco de lado seu repertório habitual para discotecagens em festas e festivais.

"Esse álbum conta a história de como a música funciona em nossas vidas. Essa música é completamente diferente do que faríamos caso esse fosse um EP ou um set - não pensamos nesse trabalho como algo para a pista de dança, e sim em um disco que as pessoas queiram colocar para tocar em casa quando estão de boa com os amigos", afirmou a dupla para o Resident Advisor.

Daft Punk e Nile Rodgers

A parceria história entre Nile Rodgers e o Daft Punk começou este ano e promete render um álbum histórico. "A história é engraçada - eu conheço os caras do Daft punk há algum tempo, mas nunca fomos muito próximos e jamais tivemos a oportunidade de passar um tempo juntos trocando ideias. Mas agora finalmente passamos horas e horas juntos gravando e falando sobre música, e foi incrível! Todas as músicas deram certo e quando demos conta estávamos dançando na minha sala de jantar", afirmou Nile Rodgers sobre a parceria. Por enquanto não dá para saber muito coisa dessa união, mas com certeza é um projeto que merece ser acompanhado de perto.

Orbital

Nem oito anos de hiato impediram o retorno do Orbital, que chega a 2012 com vontade de retomar sua carreira. Intitulado Wonky, o disco chega às lojas oficialmente no começo de abril com a participação de Lady Leshurr e Zola Jesus. Ouça abaixo o single "Never".



Squarepusher

Uma das atrações do Sónar São Paulo, o produtor e engenheiro Tom Jenkinson, aka Squarepusher, chega no dia 14 de maio com Ufabulum, pela Warp. "Há algum tempo, comecei a pensar no conceito de música eletrÃ'nica pura novamente. Algo extremamente melódico e, ao mesmo tempo, agressivo", explicou ele sobre o disco.

Considerando o currículo de Jenkinson, que é um completo geek musical (com álbuns históricos como Ultravisitor e Go Plastic) e viciado na ligação misteriosa entre experimentações de áudio e tecnologia, vem coisa boa por aí.


Stefanie Gaspar
Stefanie Gaspar
comentários
5 comentários
gui xavier
gui xavier(02.05.12)
0AprovadoQueima
Boa!!
Arquimedes Diniz
-1AprovadoQueima
O mais esperado mesmo é o MDNA de Madonna, que está bombando aqui e nos U.S.A. Independente se é bom ou não é um dos assuntos mais comentados no twitter. O lançamento já se deu em 26 de março. Já ouviram I'm addicted, Turn up the radio, Love Spent e Beautiful killer, são as mais interessantes deste albúm, talvez o mais comercial de Madonna.
Thiago Freitas
Thiago Freitas(22.03.12)
E O SEBASTIEN TELLIER
Thiago Freitas
Thiago Freitas(22.03.12)
e mais um Pantha du Prince tbm!
Thiago Freitas
Thiago Freitas(22.03.12)
há rumores que 2012 tem mais um The Knife hein....